A Oceania


A Oceania é o menor e mais isolado dos continentes, possui treze países independentes e milhares de ilhas espalhadas pelo oceano Pacífico, mais que pertencem a outros países. Os principais grupos de ilhas são: Polinésia, no leste; a Melanésia, no centro; e a Micronésia, no norte.A população da Oceania é de, aproximadamente, 32 milhões de habitantes.Cerca de 75% desta população habita em cidades (urbana), enquanto somente 25% mora na zona rural. O continente é banhado pelo oceano Pacífico, com exceção da costa da Autrália, voltada para o oceano Índico. A Austrália é o país mais populoso e mais desenvolvido da Oceania, as terras possuem cerca de 90% do continente. O idioma é o inglês, mas o francês e os dialetos nativos também são falados no continente.

Relevo


O relevo da Oceania é predominantemente plano, com altitude média de 210 metros. Ao oeste das montanhas está a Bacia Cental , uma planície de estepes e savana. Ainda mais ao oeste se encontram o Grande Deserto Gibson e o Grande deserto Vitória , onde se erguem os montes Musgrave e MacDonnell. No sudoeste fica a planície de Nullarbor. No território australiano encontram-se as planícies, bastante largas no norte, junto ao golfo da Carpentária e também no sudeste, próximo aos rios Murray e Darling. As montanhas que formam os Alpes Australianos localizam-se no leste e no sudeste, com altitudes modestas. A maior parte do país é formado por planaltos, geralmente baixos e relativamente planos.Na Nova Zelândia e Papua Nova Guiné há planícies, vales e grandes montanhas. O pico mais alto do continente é o monte Wilhelm com 4.509 metros em Papua Nova Guiné; as paisagens são notáveis por sua variedade e, em particular, por seu aspecto montanhoso.


Hidrografia

A Oceania tem poucos rios importantes o que se deve em boa parte à pequena superfície das ilhas. Apesar da forte pluviosidade, os leitos dos rios não dispõem de extensão suficiente para formação de cursos significativos. Merecem destaque o Murray e seu afluente Darling, na Austrália; o Waikato, na Nova Zelândia; e o Daru, o Fly, o Kikori, o Purari, o Ramu e o Sepik, em Papua Nova Guiné.
A Austrália é pobre em rios, consequência do predomínio de climas áridos e semi-áridos. Murray e Darling que já forão citados ateriormente são os mais importantes, que por serem de planície, são navegáveis em grande parte de sues cursos. Na porção centro ocidental do país, os rios são temporários, como os tributários do lago Eyre, o maior dos variados lagos australianos.

Vegetação

A flora da Oceania também é muito variada. Devido a grande extensão e aos diferentes climas, a maior diversidade é registrada na Austrália, que possui desde plantas xerófitas até selva tropical, passando por especies mediterrânneas e de altitude e por sua árvore nacional, o eucalípito.
Na Austrália o quadro vegetal reflete as condições climáticas, observando-se a ocorrência de florestas tropicais, no domínio tropical úmido; savanas, no domínio tropical; floretas subtropicais ou florestas de eucalípito, no domínio subtropical e temperado e estepes, nos domínios árido e semi-árido.
As árvores predominantes são o eucalípito e a acácia, que cresce no sudeste e na Tasmânia, no norte encontra-se palmeiras e pteridófitas. Também há presença de florestas de carvalhos freixos, sedros e pinheiros introduzidos artificialmente. Já no interior a vegetação é semelhente a de estepe, com ervas e plantas espinhosas.
Já a Nona Zelândia teve sua rica flora devastada pelos colonizadores que buscavam abrir espaços para a agricultura e para a pecuária. No oeste da ilha do sul restam florestas de espécies valiosas como: kauri,rimu, totaro e kaikatera. Nas encostas foram introduzidas coníferas, faias e louleiros. As planícies são cobertas por pastos naturais e artificias.
A Papua Nova Guiné corresponde a quase 70% do território e é formado por florestas tropicais. Nas encostas há coníferas e espécies caducifólicas.

Clima




A Oceania é formada por uma variedade de climas, que em geral são quentes e secos com grandes variações. No norte predomina o clima tropical, com chuvas abundantes no verão. No sul é temperado. Nos desertos fazem muito calor durante o dia e muito frio a noite. As chuvas mais intensas ocorrem no leste, sudoeste, regiões subtropicais, com verões quantes e invernos amenos.
Na Austrália o ambiente é árido com grandes variações térmicas nos desertos, tropical no norte e temperado e úmido no leste. Cortada pelo trópico de capricórnio, a Autrália tem grande parte do seu território na zona tropical.
A Nova Zelândia um país insular da Oceania o clima é temperado do tipo oceânico, com variações sazionais, as temperaturas vão diminuindo conforme se avança na direção sul. As chuvas são bem distribuídas mais abundantes no norte do país e no sudeste da ilha do sul.
Já a Papua Nova Guiné, tem clima quente e úmido com ventos de monção. As temperaturas mais baixas são registradas na área de maior altitude. Nas ilhas menores de forma geral, predominam o ambiente equatorial e tropical com chuvas abundantes e tufões frequentes.