Clima




A Oceania é formada por uma variedade de climas, que em geral são quentes e secos com grandes variações. No norte predomina o clima tropical, com chuvas abundantes no verão. No sul é temperado. Nos desertos fazem muito calor durante o dia e muito frio a noite. As chuvas mais intensas ocorrem no leste, sudoeste, regiões subtropicais, com verões quantes e invernos amenos.
Na Austrália o ambiente é árido com grandes variações térmicas nos desertos, tropical no norte e temperado e úmido no leste. Cortada pelo trópico de capricórnio, a Autrália tem grande parte do seu território na zona tropical.
A Nova Zelândia um país insular da Oceania o clima é temperado do tipo oceânico, com variações sazionais, as temperaturas vão diminuindo conforme se avança na direção sul. As chuvas são bem distribuídas mais abundantes no norte do país e no sudeste da ilha do sul.
Já a Papua Nova Guiné, tem clima quente e úmido com ventos de monção. As temperaturas mais baixas são registradas na área de maior altitude. Nas ilhas menores de forma geral, predominam o ambiente equatorial e tropical com chuvas abundantes e tufões frequentes.