Vegetação

A flora da Oceania também é muito variada. Devido a grande extensão e aos diferentes climas, a maior diversidade é registrada na Austrália, que possui desde plantas xerófitas até selva tropical, passando por especies mediterrânneas e de altitude e por sua árvore nacional, o eucalípito.
Na Austrália o quadro vegetal reflete as condições climáticas, observando-se a ocorrência de florestas tropicais, no domínio tropical úmido; savanas, no domínio tropical; floretas subtropicais ou florestas de eucalípito, no domínio subtropical e temperado e estepes, nos domínios árido e semi-árido.
As árvores predominantes são o eucalípito e a acácia, que cresce no sudeste e na Tasmânia, no norte encontra-se palmeiras e pteridófitas. Também há presença de florestas de carvalhos freixos, sedros e pinheiros introduzidos artificialmente. Já no interior a vegetação é semelhente a de estepe, com ervas e plantas espinhosas.
Já a Nona Zelândia teve sua rica flora devastada pelos colonizadores que buscavam abrir espaços para a agricultura e para a pecuária. No oeste da ilha do sul restam florestas de espécies valiosas como: kauri,rimu, totaro e kaikatera. Nas encostas foram introduzidas coníferas, faias e louleiros. As planícies são cobertas por pastos naturais e artificias.
A Papua Nova Guiné corresponde a quase 70% do território e é formado por florestas tropicais. Nas encostas há coníferas e espécies caducifólicas.